Você sabe o que é e para que serve o Licenciamento anual (CRLV)?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no skype
Compartilhar no email

O licenciamento é o nome mais curto do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos, o famoso CRLV. Este documento serve para o seu veículo estar regularizado no sistema e assim você conseguir dirigir pelas vias públicas sem problemas.

A renovação anual do CRLV é a forma pela qual os órgãos responsáveis garantem esta regularidade. Assim como a CNH, ele é um documento de porte obrigatório pelo motorista.

Então, todo ano você deverá expedir o CRLV pelo órgão executivo de trânsito do Estado onde o veículo se encontra registrado, após a comprovação de quitação dos débitos associados a taxas como: 

IPVA, encargos e multas de trânsito e ambientais, conforme artigo 131 do Código de Trânsito Brasileiro.⠀

Observação: Verifique bem o calendário de licenciamento do seu Estado, pois, pode diferir de um Estado para outro.

Diferença entre CRV e CRLV

Existe outro documento veicular que muitas vezes é confundido com o licenciamento pela semelhança na sigla: o CRV. Entenda hoje a diferença e não corra este risco.

O CRV é a sigla de Certificado de Registro de Veículos. Este documento é para o carro assim como a identidade é para as pessoas. Em alguns locais do Brasil, ele pode ser chamado de recibo do veículo ou de DUT (Documento Único de Transferência).

O CRV é emitido no emplacamento do veículo, ainda zero km, e possui uma numeração única, conhecida como RENAVAM (Registro Nacional de Veículos Automotores). O custeio para emissão deste documento é por conta do proprietário do veículo e existem diferenças de estado para estado.

Se você quiser comprar um veículo usado, é necessária a transferência do CRV, e o proprietário anterior deve estar em dia com todas as pendências, como multa, IPVA e licenciamento. Caso contrário, a transferência não poderá ser realizada.

Gostou do post, motorista? Comente abaixo o que você quer ver nos próximos posts.

Posts Recentes

Curta página?

Saiba mais sobre o RD Pay

Inscreva-se par receber nosso conteúdo

Não enviamos SPAM.