Além de garantir a segurança de motoristas e passageiros, a manutenção veicular aumenta a vida útil do veículo.

A manutenção veicular preventiva é uma maneira de manter o bom funcionamento do automóvel, deixando o mais próximo possível das condições originais. Afinal, o uso constante gera desgaste das peças, exigindo que o reparo ocorra para que o funcionamento não seja prejudicado. Recomenda-se que esta manutenção seja realizada a cada seis meses de uso do automóvel ou após 10 mil quilômetros rodados. Mas claro, é importante que o usuário fique atento aos sinais e faça uma inspeção periódica, a cada quinze dias é o ideal.
Existem dois tipos principais de manutenção, a preventiva e a corretiva. A preventiva, é a mais indicada, porque existe justamente para evitar que haja a necessidade da corretiva. Afastando a possibilidade de prejuízos durante o uso, com substituição de peças e evitando situações de estresse.
Quais itens devem ser revisados regularmente?
– A qualidade do óleo do motor;
– Os pneus (calibragem e substituição);
– A suspensão;
– O sistema de freios e a embreagem.
Quais os principais objetivos da manutenção preventiva?
– Evitar paradas forçadas;
– Aumentar a confiabilidade no veículo;
– Eliminar a necessidade de manutenção corretiva;
– Potencializar a vida útil do veículo;
– Evitar a necessidade de reparos ou desmontagem de equipamentos;
– Descobre potenciais falhas que possam interromper a produção.
Tomou uma multa e não sabe o que fazer? A Rateio Digital te dá uma forcinha! Parcele todos os seus débitos veiculares em até 12 vezes no cartão de crédito com uma empresa credenciada nos principais órgãos de trânsito. Acesse: www.rateiodigital.com.br/ e saiba mais.